parent nodes: Interpretações dos hexagramas
36, no i-ching
index do verbete
000 101
rw
Acima K’UN, O RECEPTIVO, TERRA
Abaixo LI, O ADERIR, FOGO
JULGAMENTO
OBSCURECIMENTO DA LUZ. Durante a adversidade é favorável manter-se perseverante.
Um homem não deve se deixar arrastar passivamente por circunstâncias desfavoráveis, nem permitir que sua firmeza interna seja abalada. Ele o conseguirá conservando sua clareza interior e permanecendo adaptável e tratável no plano externo. Com essa atitude é possível superar até a maior adversidade. Em certas circunstâncias é necessário ocultar sua luz, de modo a salvaguardar a vontade em meio a um ambiente hostil. A perseverança deve-se resguardar no mais íntimo da consciência, sem ser percebida de fora. Só assim é possível conservar sua vontade diante de dificuldades.
IMAGEM
A luz mergulhou no fundo da terra:
a imagem do OBSCUREC1MENTO DA LUZ.
Assim, o homem superior convive com o povo.
Ele oculta seu brilho e apesar disso ainda resplandece.
Em épocas de obscurecimento da luz é essencial ser cuidadoso e discreto. Não se deve atrair grandes inimizades desnecessariamente em virtude de uma conduta impensada. Nessas épocas o homem não deve se deixar conduzir pelos hábitos da maioria nem deve trazê-los à luz criticamente. Em contatos sociais não se deve pretender saber tudo. É preciso deixar passar muita coisa sem ser porém enganado.
LINHAS
Nove na primeira posição significa:
Obscurecimento da luz durante o vôo.
Ele abaixa suas asas.
Em sua peregrinação, o homem superior
não come nada durante três dias.
Mas ele tem onde ir.
Seu anfitrião murmura a seu respeito.
Numa grandiosa decisão alguém tenta se elevar acima de todos os obstáculos. Mas encontra um destino hostil. Ele se retira e evita uma confrontação com o obstáculo. Esta é uma época difícil. É preciso continuar avançando apressadamente, sem descanso, sem uma morada fixa. Se ele não quiser se comprometer internamente, mas permanecer fiel a seus princípios, sofrerá privações. Mas ele se mantém firme na luta por seu objetivo, apesar das pessoas com.as quais convive não o compreenderem e o difamarem.
Seis na segunda posição significa:
O obscurecimento da luz o fere na coxa esquerda.
Ele dá ajuda com a força de um cavalo.
Boa fortuna.
Aqui o senhor da luz encontra-se em posição subalterna e é ferido pelo senhor das trevas. Mas o ferimento não é fatal, é somente uma dificuldade. A salvação ainda é possível. O ferido não pensa em si próprio, mas apenas em resgatar os outros, que também correm perigo. Por isso ele tenta com todas as suas forças salvar o que pode ser salvo. A boa fortuna consiste em agir de acordo com o dever.
Nove na terceira posição significa:
O obscurecimento da luz durante a caçada no sul.
Captura-se seu principal líder.
Não se deve esperar a perseverança muito rápido.
O jogo do destino parece estar se realizando. Enquanto se esforça e luta para estabelecer a ordem, sem quaisquer intenções ulteriores, o homem forte e leal encontra inesperadamente, como que por acaso, o líder da desordem, e o captura. Deste modo consegue a vitória. Mas não deve procurar suprimir os abusos com excessiva precipitação. Isto seria nefasto, pois os abusos vêm já há muito tempo
Seis na quarta posição significa:
Ele penetra do lado esquerdo do abdome.
Chega-se ao coração do obscurecimento da luz
e se deixa para trás o portão e o pátio.
Um homem se encontra próximo ao senhor das trevas e descobre seus mais secretos pensamentos. Deste modo constata que já não há qualquer esperança de melhora e que, portanto, se está autorizado a abandonar o lugar do infortúnio, antes do eclodir da tormenta.
Seis na quinta posição significa:
O obscurecimento da luz
tal como ocorreu com o príncipe Chi.
A perseverança é favorável.
O príncipe Chi viveu na corte do tenebroso tirano Chou Hsin, o qual, apesar de não ser mencionado, fornece o exemplo histórico correspondente a esta situação. O príncipe Chi era parente desse tirano e, por isso, não podia se retirar da corte. Assim sendo, ele ocultou seus verdadeiros sentimentos e fingiu-se de louco. Ainda que mantido na escravidão, ele não permitiu que a adversidade externa o afastasse de suas convicções.
Isso instrui àqueles que não podem abandonar suas posições em épocas de escuridão. Para escapar ao perigo precisarão aliar a uma invencível perseverança interior uma redobrada cautela no plano exterior.
Seis na sexta posição significa:
Não há luz, porém há escuridão.
Primeiro ele galgou ao céu,
depois precipitou-se nas profundezas da terra.
Aqui a escuridão chega ao ápice. O poder das trevas alcançou ao início uma posição tão elevada que podia ferir todos os que seguiam a luz e o bem. Porém, ao final, ele perece, vítima de sua própria escuridão. O mal sucumbe inexoravelmente no momento em que supera por completo ao bem, por ter assim consumido a força à qual devia sua existência.
iuol
nota do autor
Aqui o sol mergulhou sob a terra e está portanto obscurecido. O nome do hexagrama significa literalmente "lesão do luminoso", por isso as linhas individuais fazem freqüente menção a ferimentos. A situação é o exato oposto do hexagrama anterior. Lá um homem sábio liderava e, na companhia de ajudantes capazes, avançava. No presente hexagrama um homem tenebroso ocupa uma posição influente e causa malefícios aos homens capazes e sábios.
nota do autor
O que caracteriza este hexagrama é a imagem do sol que mergulhou sob a terra. O seis ao alto representa o máximo acúmulo de terra, sendo, portanto, a linha que fere e obscurece a luz das outras. Esta linha é a diretriz constitutiva que determina o significado do hexagrama. O seis na segunda posição e o seis na quinta têm ambos as qualidades próprias ao caráter central e dedicado; elas é que são feridas. Estas são as linhas diretrizes governantes do hexagrama. Por isso se diz no Comentário sobre a Decisão: "o rei Wên experimentou isto, o príncipe Chi experimentou isto".
seqüência ;
A expansão certamente encontrará resistência e ferimento. Por isso a seguir vem o hexagrama OBSCURECIMENTO DA LUZ. Obscurecimento significa lesão, ferimento.
coletânea das indicações
OBSCURECIMENTO DA LUZ significa ferimento.
O hexagrama todo ele tem um fundo histórico. Na época em que o Rei Wên escreveu os Julgamentos para os hexagramas, as condições na China eram semelhantes às que descreve o hexagrama. Nos Julgamentos sobre as diferentes linhas, o Duque de Chou refere-se ao príncipe Chi para ilustrar essa situação. Confúcio vai um passo adiante no Comentário sobre a Decisão, ao acrescentar o exemplo do Rei Wên. Posteriormente e em exato acordo com o significado de cada situação , personagens históricos foram associados a cada uma das linhas. o governante tenebroso era Chou Hsin, último rei da dinastia Yin. É simbolizado pelo seis ao alto. Sob seu domínio os mais valorosos príncipes do reino foram submetidos a graves sofrimentos. A sorte de cada um deles é retratada em cada uma das linhas. O altivo Po I retirou-se e esconde cada um deles é retratada em cada uma das linhas. O seis na segunda posição corresponde ao Rei Wên que, por ser uma figura proeminente entre os príncipes feudais, foi mantido prisioneiro pelo tirano durante um longo período, estando sua vida em constante perigo. O nove na terceira posição representa seu filho, mais tarde o rei Wu de Chou, que derrubou o tirano. O seis na quarta posição retrata a situação do príncipe Wei Tzu, que conseguiu refugiar-se no estrangeiro a tempo. Finalmente, o seis na quinta posição indica a situação do príncipe Chi, que só pôde salvar sua vida através de uma simulação. Este hexagrama é o inverso do precedente.
julg amento
OBSCURECIMENTO DA LUZ.
Durante a adversidade é favorável manter-se perseverante.
comentário sobre a decisão
A luz mergulhou sob a terra: o OBSCURECIMENTO DA LUZ. Belo e claro no interior, gentil e dedicado no exterior, estando, por isso, exposto a grandes adversidades: assim era o Rei Wên. "Durante a adversidade é favorável manter-se perseverante": isso significa encobrir sua luz. Cercado por dificuldades entre aqueles que lhe são mais próximos e, entretanto, mantendo sua vontade fixa no que é correto: assim era o príncipe Chi.
O trigrama interno é Li, a luz, cujos atributos são a beleza e a claridade; o trigrama externo é K'un, o Receptivo, cujos atributos são a maleabilidade e a devoção. O Rei Wên, que reunia estas qualidades, é representado por um dos governantes do hexagrama, o seis na segunda posição. O príncipe Chi é indicado pelo seis na quinta posição. Ele também se encontra em dificuldades. Estas dificuldades são representadas pelo trigrama nuclear K'an, o Abismal, cujo atributo é o perigo. O Rei Wên está como que encoberto por este trigrama nuclear. As dificuldades do seis na quinta posição encontram-se no "interior", ou seja, abaixo; não chegam a se sobrepor, pois esta linha se encontra ao alto do trigrama nuclear superior Chên, movimento. Através do movimento é possível sair das dificuldades e, apesar de ameaçada, a luz não poderia ser extinta.
imag em
A luz mergulhou no fundo da terra:
a imagem do OBSCURECIMENTO DA LUZ.
Assim, o homem superior convive com o povo.
Ele oculta seu brilho e, apesar disso, ainda resplandece.
O trigrama superior K'un significa as massas. Em meio à multidão, estão os dois poderosos governantes do hexagrama, que representam os homens superiores. Sua conduta é explicada com base na posição relativa dos dois trigramas: a idéia da claridade velada é sugerida pelo fato de a terra estar acima da luz. Mas o trigrama inferior Li não é prejudicado em seu caráter por esta combinação. Sua luz fica apenas encoberta, mas não se extingue.
linha móvel na osicaoextenso(1] posição
Nove na primeira posição:
a) Obscurecimento da luz durante o vôo. Ele abaixa suas asas.
Em sua peregrinação, o homem superior não come nada durante três dias. Mas ele tem onde ir. Seu anfitrião murmura a seu respeito.
b) É dever do homem superior evitar alimentar-se durante sua peregrinação.
O animal simbólico correspondente ao trigrama Li é o faisão, por isso a idéia do vôo. A linha, sendo forte, está em vias de avançar. Porém, o trigrama nuclear que está acima dela é K'an, o perigo, por isso seu vôo é impedido. Ela renuncia à idéia de sacrificar seus princípios para assegurar o sustento, e prefere passar fome a comer na desonra.
linha móvel na osicaoextenso(2] posição
Seis na segunda posição:
a) O obscurecimento da luz o fere na coxa esquerda.
Ele dá ajuda com a força de um cavalo.
Boa fortuna.
b) A boa fortuna do seis na segunda posição deriva de sua devoção à norma.
Dever-se-ia esperar infortúnio em tal situação e, entretanto, ao oráculo se acrescenta "boa fortuna". Isto ocorre porque a linha, sendo maleável, correta e ocupando um lugar adequado, está à altura do que a posição exige. A primeira metade do Comentário sobre a Decisão, que toma o Rei Wên como exemplo, refere-se a essa linha.
linha móvel na osicaoextenso(3] posição
Nove na terceira posição:
a) O obscurecimento da luz durante a caçada no sul.
Captura-se seu principal líder.
Não se deve esperar a perseverança muito rápido.
b) O objetivo de caçada no sul tem grande sucesso.
A meta é a caçada. O fato de obter sucesso e de capturar o grande líder do obscurecimento não é premeditado e, por isso, representa um sucesso ainda maior. O Rei Wu não tinha intenção alguma de adquirir poder pessoal e conquistar o império para si; isso lhe ocorreu em virtude de seu caráter. A linha é forte, ocupa uma posição forte e, por isso, realiza suas intenções. O trigrama nuclear superior, Chên, está associado ao cavalo, e o inferior, K'an, à carroça, por isso a idéia de uma caçada. A linha encontra-se ao alto de Li, que representa o sul.
linha móvel na osicaoextenso(4] posição
Seis na quarta posição:
a) Ele penetra do lado esquerdo do abdômen. Chega-se ao coração do obscurecimento da luz e se deixa para trás o portão e o pátio.
b) "Ele penetra do lado esquerdo do abdômen", isto é, ele descobre os mais íntimos sentimentos do coração.
K'un, o trigrama básico superior, significa o abdômen; Chên, o trigrama nuclear superior, indica o lado esquerdo, por isso o lado esquerdo do abdômen. Essa linha está próxima ao senhor das trevas e, por isso, descobre seus sentimentos mais íntimos e pode se retirar a tempo do perigo. Permanecer seria sacrificar-se inutilmente.
linha móvel na osicaoextenso(5] posição
Seis na quinta posição:
a) O obscurecimento da luz, tal como ocorreu com o príncipe Chi. A perseverança é favorável.
b) A perseverança do príncipe Chi mostra que a luz não pode ser extinta.
A segunda metade do Comentário sobre a Decisão refere-se a esta linha, que é central e maleável. O príncipe Chi ocultava sua perseverança, porém a preservava interiormente. Do mesmo modo, a luz do sol é velada de tempos em tempos mas não pode ser extinta. O trigrama nuclear superior, Chên, no qual esta linha se encontra ao alto, significa incitar e esforço para avançar. Assim, a luz não pode ser permanentemente retida abaixo; quando chega o momento, ela exerce uma poderosa pressão para adiante.
linha móvel na osicaoextenso(6] posição
Seis na sexta posição:
a) Não a luz, porém a escuridão. Primeiro ele galgou ao céu, depois precipitou-se nas profundezas da terra.
b) "Primeiro ele galgou ao céu" e poderia, então, ter iluminado todas as quatro regiões da terra.
"Depois precipitou-se nas profundezas da terra", por ter perdido a norma.
Primeiro ele dispunha de uma posição na qual poderia ter iluminado o povo inteiro. Mas, em vez disso, dedicou-se à tarefa de prejudicar os homens, e assim transgrediu a norma que se impõe àquele que governa. Como resultado, ele preparou sua própria queda.linha encontra-se ao alto, onde a terra vela o sol mais intensamente. Mas é também a primeira a ser desmascarada em seu caráter sinistro quando o sol ressurge.
jl
Ming Î indicates that (in the circumstances which it denotes) it will be advantageous to realise the
p. 135
difficulty (of the position), and maintain firm correctness.
1. The first NINE, undivided, shows its subject, (in the condition indicated by) Ming Î, flying, but with drooping wings. When the superior man (is revolving) his going away, he may be for three days without eating. Wherever he goes, the people there may speak (derisively of him).
2. The second SIX, divided, shows its subject, (in the condition indicated by) Ming Î, wounded in the left thigh. He saves himself by the strength of a (swift) horse; and is fortunate.
3. The third NINE, undivided, shows its subject, (in the condition indicated by) Ming Î, hunting in the south, and taking the great chief (of the darkness). He should not be eager to make (all) correct (at once).
4. The fourth six, divided, shows its subject (just) entered into the left side of the belly (of the dark land). (But) he is able to carry out the mind appropriate (in the condition indicated by) Ming Î, quitting the gate and courtyard (of the lord of darkness).
5. The fifth six, divided, shows how the count of Kî fulfilled the condition indicated by Ming Î. It will be advantageous to be firm and correct.
6. The sixth six, divided, shows the case where there is no light, but (only) obscurity. (Its subject) had at first ascended to (the top of) the sky; his future shall be to go into the earth.
Footnotes
135:XXXVI In this hexagram we have the representation of a good and intelligent minister or officer going forward in the service of his country, notwithstanding the occupancy of the throne by a weak p. 136 and unsympathising sovereign. Hence comes its name of Ming Î, or 'Intelligence Wounded,' that is, injured and repressed. The treatment of the subject shows how such an officer will conduct himself, and maintain his purpose. The symbolism of the figure is treated of in the same way in the first and second Appendixes. Appendix VI merely says that the advance set forth in 35 is sure to meet with wounding, and hence Žin is followed by Ming Î.
Line 1 is strong, and in its right place;--its subject should be going forward. But the general signification of the hexagram supposes him to be wounded. The wound, however, being received at the very commencement of its action, is but slight. And hence conies the emblem of a bird hurt so as to be obliged to droop its wings. The subject then appears directly as 'the superior man.' He sees it to be his course to desist from the struggle for a time, and is so rapt in the thought that he can fast for three days and not think of it. When he does withdraw, opposition follows him; but it is implied that he holds on to his own good purpose.
Line 2 is weak, but also in its right place, and central; giving us the idea of an officer, obedient to duty and the right. His wound in the left thigh may impede his movements, but does not disable him. He finds means to save himself, and maintains his good purpose.
Line 3, strong and in a strong place, is the topmost line of the lower. trigram. It responds also to line 6, in which the idea of the sovereign, emblemed by the upper trigram, is concentrated. The lower trigram is the emblem of light or brightness, the idea of which again is expressed by the south, to which we turn when we look at the sun in its meridian height. Hence the subject of the p. 137 line becomes a hunter pursuing his game, and successfully. The good officer will be successful in his struggle; but let him not be over eager to put all things right at once.
Line 4 is weak, but in its right place. Kû Hsî says he does not understand the symbolism, as given in the Text. The translation indicates the view of it commonly accepted. The subject of the line evidently escapes from his position of danger with little damage.
Line 5 should be the place of the ruler or sovereign in the hexagram; but 6 is assigned as that place in Ming Î. The officer occupying 5, the centre of the upper trigram, and near to the sovereign, has his ideal in the count of Kî, whose action appears in the Shû, III, pp. 123, 127, 128. He is a historical personage.
Line 6 sets forth the fate of the ruler, who opposes himself to the officer who would do him good and intelligent service. Instead of becoming as the sun, enlightening all from the height of the sky, he is as the sun hidden below the earth. I can well believe that the writer had the last king of Shang in his mind.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???